EDITAL DE ABERTURA PARA ENVIO DE MATÉRIAS, PESQUISAS, TRABALHOS E ARTIGOS CIENTÍFICOS
1ª Ed. REVISTA APRENDENTES O SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL, torna pública a abertura de prazo para submissão de trabalhos, matérias, pesquisas e artigos cientificos, que contribuam com a divulgação e trabalho Psicopedagógico, com vistas à publicação na Revista Aprendentes do Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil, 1ª edição, ano 2025, nos seguintes termos:
1. A 1ª Edição da Revista Aprendentes destina-se à publicação de matérias, pesquisas, trabalhos e artigos científicos de autoria de psicopedagogos, integrantes de outras carreiras pedagógicas, profissionais da área da saúde, jornalistas e acadêmicos em geral.
Adicionalmente, o Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil, poderá convidar autores de notório renome nacional e conhecimento específico na área temática para publicar na revista, enobrecendo-a.
2. A 1ª Edição da Revista Aprendentes tem por objetivo divulgar em suas edições os seguintes temas:
- Empreendedorismo
- Prática Pedagógica
- Psicopedagogia na Escola
- Relato de Experiência
- Clínica Psicopedagógica
- Projetos em Destaque
- Artigo Destaque
- Diagnóstico Psicopedagógico
- Práticas de Intervenções
Visando publicar matérias, trabalhos, pesquisas e artigos sobre psicopedagogia, educação, neurociência, psicomotricidade, psicologia, psicanálise, dentre outros assuntos educacionais ou referente a saúde humana e mental, divulgando, de modo geral o, a atuação do psicopedagogo, matérias, trabalhos e pesquisas científicas no Brasil e no Mundo principalmente a respeito de síndromes, transtornos de aprendizagens, soluções interativas educacionais, temas ligados a inclusão e práticas educativas inovadoras.
3. Como condição para submissão, os envios de trabalhos, matérias, pesquisas e artigos deverão atender as regras de composição, formatação, citações, destaques e referências especificados no anexo II deste edital.
4. Requisitos para o(s) autor(es): a Revista Aprendentes admite envio de materiais de autores graduados (qualquer curso superior).
Em caso de artigos, graduandos podem se submeter em coautoria com graduados.
5. Os materiais deverão ser encaminhados até o dia 30 de junho de 2025 para o email: revistaaprendentes@gmail.com, juntamente com o formulário de envio do anexo I deste edital, o autor deverá enviar juntamente uma breve nota biobibliográfica que indique onde ensine e/ou pesquise, sua área de trabalho e principais publicações.
6. Ao submeterem seus materiais à Revista Aprendentes os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista Aprendentes, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território ou qualquer outra, incluindo as plataformas de indexação de periódicos científicos nas quais a Revista venha a ser indexada.
7. A Revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da Língua Portuguesa.
8. Os materiais recebidos pela Revista Aprendentes serão submetidos ao crivo da Coordenação de Editoração, que avalia a adequação à linha editorial da Revista e às exigências de submissão. Materiais que não cumprirem essas regras serão devolvidos aos seus autores, que poderão reenviá-los desde que efetuadas as modificações necessárias.
9. Após as submissões, os materiais serão encaminhados para análise do corpo de coordenação, formado por profissionais das respectivas áreas temáticas, que procederá a pré-seleção dos mesmos.
10. As produções serão avaliadas em duas etapas pelo Conselho Editorial da Revista, seguindo os critérios de originalidade, relevância do tema, consistência teórico-metodológica e contribuição para o conhecimento na área.
11. Será realizada uma análise prévia pela equipe de edição e conselho editorial, com a finalidade de verificar se o produto se enquadra dentro das linhas editoriais da mesma. Logo após esta fase o autor será comunicado do resultado.
12. O resultado da avaliação dos materiais enviados poderá ser pela aprovação, rejeição ou aprovação com ressalvas, isto é, com sugestões para adequações necessárias, hipótese em que o autor será notificado para apresentar as modificações no prazo estipulado pela Coordenação de Editoração ou manter o texto original, justificando.
13- Após, o texto passará por aconselhamento editorial, normatização, revisão ortográfica e gramatical.
APROVAÇÃO E PUBLICAÇÃO
14- Em todo caso, materiais uma vez aprovados nessa primeira etapa, serão ainda submetidos ao Conselho Editorial que decidirá definitivamente sobre a publicação, notificando os autores por e-mail.
Piauí, 22 de maio de 2025.
Laiz Rabello
Diretora Nacional de Pesquisas e Publicações
ANEXO I
( ) Matéria ( ) Pesquisa ( ) Artigo ( ) outros: ________________________
Autor: _____________________________________________________________________
Título do material: ____________________________________________________________
E-mail:_____________________________________________________________________
Telefone: (__)________________________________________________________________
( ) Declaro que o material enviado é original e que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação (blogs, sites ou outras publicações) de forma total ou parcial.( ) Declaro ser titular dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizo a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra.( ) A Revista fica autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá- los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa __________________, _____ de ________________ de _________________________________________________ NOME |
Resumo (máximo 10 linhas):___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ |
ANEXO II
COMPOSIÇÃO E FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS
1. Envie seu texto para: revistaaprendentes@gmail.com
2. O autor deve mandar uma breve nota biobibliográfica que indique onde ensine e/ou pesquise, sua área de trabalho e principais publicações.
3. Referências bibliográficas devem ser colocadas no texto (sobrenome do autor, ano, página). Os outros dados da publicação devem ser colocados na bibliografia. As notas de rodapé destinam-se a informações ou esclarecimentos adicionais que não podem ser incluídos no texto.
4. Todos os textos devem conter resumo/abstract (com, no máximo, mil caracteres) e palavras-chave/keywords (com, no máximo, cinco palavras).
5. Os artigos serão examinados pelo Conselho Editorial, sendo que a Revista não se responsabiliza pela devolução dos não aprovados ou mesmo pela comunicação aos autores.
6. O autor pode enviar/indicar sugestões de ilustração para seu texto. As fotos devem ter alta resolução (300 dpi) e conter legendas e créditos. Imagens retiradas da internet não serão aceitas.
7. Para receber os exemplares da Revista a que tem direito, o colaborador deve enviar número de telefone, e-mail e endereço.
8. Todos os autores devem enviar foto para publicação junto com o artigo, relato ou projeto.
9. Os dados divulgados de cada autor são responsabilidade do mesmo, por isso deve ser enviado corretamente junto com o artigo.
10. Junto com o material de análise o autor deve enviar declaração (modelo enviado em anexo) de autorização de publicação.
11. Fica a critério da equipe de revisão da Revista suprimir alguma parte do material enviado para fins de adequação ao tamanho do espaço disponível para a coluna.
12. As fotos enviadas devem ser em JPEG
ESTRUTURA DO TRABALHO
Os textos devem ser entregues via e-mail e configurados para papel A4, observando as seguintes indicações:
- Margens esquerda e superior, 3 cm;
- Direita e inferior, 2 cm;
- Parágrafos devem ser justificados;
- Recuo da primeira linha em 2 cm da margem esquerda;
- Espaçamento um e meio (1,5 linha) entre linhas, exceto nas notas de fim; a fonte a ser utilizada é a Arial, tamanho 12, exceto nas notas de fim (Arial, 10).
Da estrutura textual dos Artigos:
A estrutura dos textos deve obedecer às normas da ABNT e conter os seguintes elementos:
Elementos Pré-textuais (nesta ordem):
- Título e subtítulo (se houver), separados por dois pontos;
- Nome do autor, acompanhado de breve currículo que o qualifique na área de conhecimento do artigo, com a respectiva titulação acadêmica e endereço eletrônico;
- Resumo na língua do texto: apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, fornecendo elementos que permitam o leitor obter conhecimento prévio sobre o assunto a ser abordado. O Resumo deve conter de 100 a 250 palavras, em sequências de frases concisas e objetivas e não uma simples enumeração de tópicos. O espaçamento entre linhas é simples.
- Palavras-chave: Palavras simples ou compostas que, além do título, identificam os assuntos tratados separadas por ponto e finalizadas por ponto. O número máximo de palavras-chave são 5 (cinco).
Elementos textuais:
- Introdução: delimitação do assunto tratado e objetivos da pesquisa;
- Desenvolvimento: explanação ordenada e pormenorizada do assunto tratado;
- Conclusão: conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses
Elementos pós-textuais (nesta ordem): Em língua estrangeira: versão do resumo na língua do texto, seguido das palavras-chaves, em inglês e/ou espanhol (ABSTRACT e KEYWORDS, no inglês; e RESUMEN e PALABRAS-CLAVE, no espanhol);
- Notas explicativas: em fonte Arial 10, letra menor do que a usada no texto. – Referências das obras consultadas no trabalho em fonte Arial 12; alinhados à esquerda e com espaçamento simples entre linhas.
13. Os artigos devem estar de acordo com as normas técnicas da ABNT necessárias à elaboração dos artigos, quais sejam, NBR 10520, NBR 6022, NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028. O item 16 deste documento apresenta algumas recomendações para orientar a formatação dos artigos.
14. Dos Direitos Autorais: Não haverá pagamento a título de direitos autorais ou qualquer outra remuneração em espécie pela publicação de trabalhos na Revista.
Obs: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, de acordo com a Lei 9610/98, o autor da produção submetida à revista deve encaminhar o termo de autorização para publicação (modelo de enviado em anexo), devidamente assinado, juntamente com o material a ser publicado, para o Conselho Editorial da Revista.
Tal documento autoriza a Revista a disponibilizar gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, a produção submetida para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a título de divulgação.
Equipe Editorial da Revista
ANEXO III
Sobre os temas a serem divulgados na Revista aprendentes:
Empreendedorismo – materiais e dicas sobre estratégias de divulgação, captação de clientes e diversos assuntos sobre o mercado de atuação na psicopedagogia no âmbito empresarial.
Prática Pedagógica – artigos científicos ou relatos de experiência que mostram novidades ou discussões acerca das práticas pedagógicas no Brasil. Dentro desta coluna podem ser aceitos trabalhos sobre bullying, fracasso escolar, dificuldades e transtornos de aprendizagem, o papel do professor na atualidade, lúdico, processo ensino aprendizagem dentre outros que podem ser encaixados nesta temática.
Psicopedagogia na Escola – artigos científicos ou relatos de experiência acerca do trabalho do psicopedagogo dentro das escolas públicas ou privadas. Esta tem como prioridade artigos de estudos de caso, relatos de experiência onde possamos compreender a prática psicopedagógica atual no espaço escolar.
Relato de Experiência – Aberto para os psicopedagogos em especial que desejam falar sobre suas experiências marcantes na psicopedagogia.
Clínica Psicopedagógica – artigos científicos sobre o trabalho do psicopedagogo nos ambientes hospitalares, clínicas, núcleos assistenciais e outros onde o atendimento clínico é realizado.
Projeto em Destaque – coluna dedicada a homenagear psicopedagogos que realizam trabalhos inovadores em prol da psicopedagogia.
Artigo Destaque – artigos científicos na área da psicanálise, neuroeducação, neurociência e psicomotricidade.
Diagnóstico Psicopedagógico – materiais que tenham como temática o processo de diagnóstico psicopedagógico.
Práticas de Intervenções – materiais que tenham como temática o processo de intervenção psicopedagógica.
REGRAS DE PUBLICAÇÃO
Tabela de laudas:
a) Artigos – 4 a 6 laudas
b) Materiais Diversos de 1 a 2 laudas + fotos quando tiver (no máximo 2 fotos)
CRONOGRAMA
ABERTURA DO EDITAL:
22/05/2025
PRAZO DE ENCERRAMENTO PARA ENVIOS:
- 1ª Edição:
TRABALHOS DEVEM SER ENVIADOS ATÉ DIA 30/06/2025.
- 2ª Edição:
TRABALHOS DEVEM SER ENVIADOS ATÉ 20/10/2025.
“A autoria de pensamento é condição para a autonomia da pessoa e, por sua vez, a autonomia favorece a de pensar. À medida que alguém se tornar autor, poderá conseguir o mínimo de autonomia.”
Alicía Fernandez, 2001.