ATENÇÃO FILIADOS-NOVA CARTEIRA

RECEBA JÁ A SUA

Certificados Aceitos pelo Sindicato

De acordo com a Assembleia do dia 22 de outubro de 2016 e atualizado na assembleia do dia 22 de outubro de 2018 os seguintes critérios para a Filiação Sindical :

• Certificado de Graduação em Psicopedagogia
  • Certificado de Especialização em Psicopedagogia com as seguintes nomenclaturas e carga horária:
Psicopedagogia
Mínimo de 360 horas + 40 horas de Estágio
Psicopedagogia Clínica
Mínimo de 360 horas+ 40 horas de Estágio
Psicopedagogia Institucional
Mínimo de 360 horas+ 40 horas de Estágio
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Mínimo de 600 horas
(já incluso o estágio)

Observações importantes:
·        Certificados devem iniciar com a palavra Psicopedagogia
·        Não serão aceitos certificados com carga horária inferior a 360 horas
·        Certificados de psicopedagogia clínica e institucional inferior a 600 horas deverão ter no mínimo 240 horas de cursos de complementação nas áreas de dificuldade de aprendizagem, diagnóstico psicopedagógico, intervenção psicopedagógica e  transtornos de aprendizagem.
·        Certificados onde a nomenclatura tenha qualquer outra área que não seja a de psicopedagogia deve conter 360 horas de disciplinas específicas da psicopedagogia por exemplo: Psicopedagogia e educação especial, psicopedagogia e educação infantil e etc.
Não serão aceitos em único certificado as seguintes áreas juntas :
·        Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia
·        Psicopedagogia e Psicomotricidade
·        Psicopedagogia e Arteterapia
·        Psicopedagogia e Musicoterapia
Isto porque estas áreas são profissões terapêuticas diferentes e cada uma tem associações , sindicatos ou sociedades separadas.
A Filiação sindical só é feita depois da análise dos documentos
Se a documentação não estiver dentro das condições acima a taxa de filiação será devolvida;
Os certificados sem horas de Estágios só são aceitos anexados com declarações de estágios, são aceitos:
·        Declaração de estágio da faculdade
·        Declaração de estágio voluntário em ong
·        Declaração de atendimento domiciliar
·        Declaração de vinculo trabalhistas
·        MEI
·        Declaração de serviços psicopedagógicos prestados
Em todas estas declarações deve estar especificados o atendimento psicopedagógico.

IMPORTANTE:
O Sindicato dos Psicopedagogos tem autonomia de estabelecer seus critérios de filiação. Sabemos que o mercado oferece uma infinidade de cursos de psicopedagogia, muitos sem qualidade, com horas insuficientes, vários cursos num certificado só e assim por diante.
Desta forma este sindicato estabeleceu suas regras a fim de manter um padrão de qualidade nos filiados que entrarão no mercado de trabalho.
Também pretende-se mostrar aos futuros profissionais a importância de escolher um curso onde a formação entre a prática e a teoria andem juntas.

1. bom dia meu nome é Elcilene no caso meu pós graduação é Clinica e Institucional minha carga horaria é de 480 horas vocês aceitam ?

1. Como informa acima sim aceita só que precisa de cursos complementares para atingir 600 horas , isso fora o Estágio.

2. Quais seriam esses cursos complementares?
      Onde podemos encontrá-los?

3. Antes, os cursos possuíam qualidade oe eram oferecidos com carga horária de 360h.
      Lamentável essa condição do sindicato

4. Cursos complementares são - cursos na área do diagnóstico , intervenção , testes, processo de leitura e escrita, transtornos, autismo, TDAH e muitos outros conteúdos importantes para a psicopedagogia.

2. vocês oferecem curso de psicopedagogia?

1. Não o sindicato não oferece cursos. Apenas indica quais os critérios que você que busca um curso de psicopedagogia deve observar.

3. Quanto custa a anuidade para a filiação no Sindicato, e o tempo de duração da carteira para realizar a renovação?
    Obrigada!

1. filiação 2019 custa 150,00 se for pagamento a vista , carteira 20,00 a duração é de 3 anos.

4. Quais as vantagens da filiação?

5. Tenho especialização em Neuropsicopedagogia, 600hs, o sindicato aceita?
    e também, Psicopedagogia com ênfase em Terapia Familiar com 600hs, pode?
    Meu Nome é Claudia Rejane - RJ

1. Sindicato não aceita certificado de neuropsicopedagogia pois é outro curso. Já o outro de Psicopedagogia aceita sim.

6. Boa noite! Meu certificado é de 368h. O curso realizei no ano de 2003.
    É válido para o sindicato?

7. Realizei o curso Psicopedagogia Clínica e Institucional em 2009, com 450h. Época em que a ABPb mencionava 360h. Incresvi-me na ABPp sem nenhum problema.

1. Cada instituição tem suas regras. O Sindicato estabelece suas regras de filiação de acordo com o que a categoria e diretoria delibera.

8. boa noite, meu certificado da pos é de 450 horas em psicopedagogia institucional, no entanto tenho também pós em educação especial com ênfase em def intelectual e múltiplade de 600 horas e estou cursando uma pós em ABA tb de 600 horas, posso me afiliar ?

1. Se as outras especilizações estiverem tudo num certificado só o sindicato solicita que você faça pelo menos um estágio voluntário em psicopedagogia de 40 horas no mínimo e nos envie o comprovante.

9. Boa noite, minha especialização possui 660 h, incluindo 300h de estágio.Porém a nomenclatura é apenas PSICOPEDAGOGIA. Minha pergunta é posso me afiliar e normalmente atuar como psicopedagoga?

10. Despossuídos de especialização em psicopedagogia institucional com carga horária de390 horas porém sem estágio,porque não fazia parte da grade curricular,e eu gostaria de me cadastrar no sindicato,seria possível?

1. Sim Clarice é possível , só que pedimos que você faça uma prática de estágio voluntário seja numa ong, seja home car, seja numa escola, você faz e envia os comprovantes junto com sua documentação com pelo menos 40 horas de estágio.

11. Bom dia!
    Eu estudei psicopedagogia en venezuela no instituto universitario Avepane y me formei no ano 96 com o titulo de atecnico superior maestro especializado en ninos com rm y dificultad en el aprendizaje. Eu posso me suscribir ao sindicato? No meu titulo nao aparecen horas de estagio porem todo semestre tinhamos práticas docentes y o estudo fou de 3 anos

1. Em seu caso você precisa revalidar seu titulo no Brasil. Nosso sindicato é dos psicopedagogos brasileiros então a formação precisa estar condizente com as regras brasileiras.

12. Tenho Pós de 360 Psicopedagogia Institucional,nesse caso p me afiliar,necessito apenas das 40 hrs de estágio p complementar?

13. Boa noite, minha especialização é Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional - 750h, neste caso é possível fazer o cadastro no Sindicato?

At.Te

Mara Echevarria

14. olá ,bom dia! tenho certificado de psicopedagogia institucional 450h e educação especial 450h. porem não tem horas de estagio,São válido?
    se não forem válidos como posso fazer essas horas de estágio para validar