A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM PSICOPEDAGOGIA DEVE SER?

ATENÇÃO - NOVO SITE EM BREVE

ATENÇÃO - NOVO SITE EM BREVE

CONHEÇA

Certificados Aceitos pelo Sindicato


De acordo com a Assembleia do dia 22 de outubro de 2016 e atualizado na assembleia do dia 22 de outubro de 2018 os seguintes critérios para a Filiação Sindical :

  • Certificado de Graduação em Psicopedagogia
  • Certificado de Especialização em Psicopedagogia com as seguintes nomenclaturas e carga horária:
Psicopedagogia
Mínimo de 360 horas + 40 horas de Estágio
Psicopedagogia Clínica
Mínimo de 360 horas+ 40 horas de Estágio
Psicopedagogia Institucional
Mínimo de 360 horas+ 40 horas de Estágio
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Mínimo de 600 horas
(já incluso o estágio)

Observações importantes:
·        Certificados devem iniciar com a palavra Psicopedagogia
·        Não serão aceitos certificados com carga horária inferior a 360 horas
·        Certificados de psicopedagogia clínica e institucional inferior a 600 horas deverão ter no mínimo 240 horas de cursos de complementação nas áreas de dificuldade de aprendizagem, diagnóstico psicopedagógico, intervenção psicopedagógica e  transtornos de aprendizagem.
·        Certificados onde a nomenclatura tenha qualquer outra área que não seja a de psicopedagogia deve conter 360 horas de disciplinas específicas da psicopedagogia por exemplo: Psicopedagogia e educação especial, psicopedagogia e educação infantil e etc.
Não serão aceitos em único certificado as seguintes áreas juntas :
·        Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia
·        Psicopedagogia e Psicomotricidade
·        Psicopedagogia e Arteterapia
·        Psicopedagogia e Musicoterapia
Isto porque estas áreas são profissões terapêuticas diferentes e cada uma tem associações , sindicatos ou sociedades separadas.
A Filiação sindical só é feita depois da análise dos documentos
Se a documentação não estiver dentro das condições acima a taxa de filiação será devolvida;
Os certificados sem horas de Estágios só são aceitos anexados com declarações de estágios, são aceitos:
·        Declaração de estágio da faculdade
·        Declaração de estágio voluntário em ong
·        Declaração de atendimento domiciliar
·        Declaração de vinculo trabalhistas
·        MEI
·        Declaração de serviços psicopedagógicos prestados
Em todas estas declarações deve estar especificados o atendimento psicopedagógico.

IMPORTANTE:
O Sindicato dos Psicopedagogos tem autonomia de estabelecer seus critérios de filiação. Sabemos que o mercado oferece uma infinidade de cursos de psicopedagogia, muitos sem qualidade, com horas insuficientes, vários cursos num certificado só e assim por diante.
Desta forma este sindicato estabeleceu suas regras a fim de manter um padrão de qualidade nos filiados que entrarão no mercado de trabalho.
Também pretende-se mostrar aos futuros profissionais a importância de escolher um curso onde a formação entre a prática e a teoria andem juntas.

43 comentários:

  1. bom dia meu nome é Elcilene no caso meu pós graduação é Clinica e Institucional minha carga horaria é de 480 horas vocês aceitam ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como informa acima sim aceita só que precisa de cursos complementares para atingir 600 horas , isso fora o Estágio.

      Excluir
    2. Quais seriam esses cursos complementares?
      Onde podemos encontrá-los?

      Excluir
    3. Antes, os cursos possuíam qualidade oe eram oferecidos com carga horária de 360h.
      Lamentável essa condição do sindicato

      Excluir
    4. Cursos complementares são - cursos na área do diagnóstico , intervenção , testes, processo de leitura e escrita, transtornos, autismo, TDAH e muitos outros conteúdos importantes para a psicopedagogia.

      Excluir
  2. vocês oferecem curso de psicopedagogia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não o sindicato não oferece cursos. Apenas indica quais os critérios que você que busca um curso de psicopedagogia deve observar.

      Excluir
  3. Quanto custa a anuidade para a filiação no Sindicato, e o tempo de duração da carteira para realizar a renovação?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. filiação 2019 custa 150,00 se for pagamento a vista , carteira 20,00 a duração é de 3 anos.

      Excluir
  4. Quais as vantagens da filiação?

    ResponderExcluir
  5. Tenho especialização em Neuropsicopedagogia, 600hs, o sindicato aceita?
    e também, Psicopedagogia com ênfase em Terapia Familiar com 600hs, pode?
    Meu Nome é Claudia Rejane - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sindicato não aceita certificado de neuropsicopedagogia pois é outro curso. Já o outro de Psicopedagogia aceita sim.

      Excluir
  6. Boa noite! Meu certificado é de 368h. O curso realizei no ano de 2003.
    É válido para o sindicato?

    ResponderExcluir
  7. Realizei o curso Psicopedagogia Clínica e Institucional em 2009, com 450h. Época em que a ABPb mencionava 360h. Incresvi-me na ABPp sem nenhum problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada instituição tem suas regras. O Sindicato estabelece suas regras de filiação de acordo com o que a categoria e diretoria delibera.

      Excluir
  8. boa noite, meu certificado da pos é de 450 horas em psicopedagogia institucional, no entanto tenho também pós em educação especial com ênfase em def intelectual e múltiplade de 600 horas e estou cursando uma pós em ABA tb de 600 horas, posso me afiliar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as outras especilizações estiverem tudo num certificado só o sindicato solicita que você faça pelo menos um estágio voluntário em psicopedagogia de 40 horas no mínimo e nos envie o comprovante.

      Excluir
  9. Boa noite, minha especialização possui 660 h, incluindo 300h de estágio.Porém a nomenclatura é apenas PSICOPEDAGOGIA. Minha pergunta é posso me afiliar e normalmente atuar como psicopedagoga?

    ResponderExcluir
  10. Despossuídos de especialização em psicopedagogia institucional com carga horária de390 horas porém sem estágio,porque não fazia parte da grade curricular,e eu gostaria de me cadastrar no sindicato,seria possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Clarice é possível , só que pedimos que você faça uma prática de estágio voluntário seja numa ong, seja home car, seja numa escola, você faz e envia os comprovantes junto com sua documentação com pelo menos 40 horas de estágio.

      Excluir
  11. Bom dia!
    Eu estudei psicopedagogia en venezuela no instituto universitario Avepane y me formei no ano 96 com o titulo de atecnico superior maestro especializado en ninos com rm y dificultad en el aprendizaje. Eu posso me suscribir ao sindicato? No meu titulo nao aparecen horas de estagio porem todo semestre tinhamos práticas docentes y o estudo fou de 3 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em seu caso você precisa revalidar seu titulo no Brasil. Nosso sindicato é dos psicopedagogos brasileiros então a formação precisa estar condizente com as regras brasileiras.

      Excluir
  12. Tenho Pós de 360 Psicopedagogia Institucional,nesse caso p me afiliar,necessito apenas das 40 hrs de estágio p complementar?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, minha especialização é Educação Especial e Psicopedagogia Clínica e Institucional - 750h, neste caso é possível fazer o cadastro no Sindicato?

    At.Te

    Mara Echevarria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do sindicato ser totalmente contra nomeclaturas combos poderá sim pq tem carga horaria suficiente. Mas esclareço que pela legislação da educação especial você não tem formação de educador especial. Isto é muito importante saber as faculdades vendem cursos que não vão servir para um concurso e vai prejudicar o profissional. No seu caso são duas formações totalmente diferentes em um curso só com certeza o curso deixou a desejar em uma delas. Nossa luta é para que acabe essa venda de cursos de psicopedagogia em combos. É preciso que o curso seja focado em psicopedagogia para formar um terapeuta psicopedagogo e não um educador psicopedagogo porque a função do psicopedagogo não é escolar nem de sala de recurso mas sim uma atividade terapêutica de prevenção, diagnostico e dificuldades das dificuldades de aprendizagem.

      Excluir
  14. olá ,bom dia! tenho certificado de psicopedagogia institucional 450h e educação especial 450h. porem não tem horas de estagio,São válido?
    se não forem válidos como posso fazer essas horas de estágio para validar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui temos dois aspectos.
      Para a filiação no sindicato exigimos se seu certifiacado é COMBO precisa ter pelo menos 600 horas ( leia o comentario anterior expliquei sobre isto)
      Se não tem estágio , sim tem que ter declaração de estagio ou atuação profissional ou voluntária.
      Lembrando que estamos falando de filiação neste sindicato e não de proibição na atuação. Você pode atuar sem se filiar ao sindicato. Pois não nenhuma regulamentação que proíba.

      Excluir
  15. Bom dia Meu nome é Leiliane de Melo, meu curso é Psicopedagogia Institucional com carga horária de 473 hs. Não estava incluso estagio na carga horária de curso, porém eu tive a oportunidade de trabalhar em uma instituição de ensino. Por gentileza me oriente como deve ser feita essa declaração de Vinculo trabalhista para que eu possa fazer minha sindicalização com você?
    Grata, no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solicite da escola uma declaração assinada pela gestão onde declare sua experiência nesta escola como psicopedagogo e envie junto com sua documentação para o sindicato.

      Excluir
  16. Boa noite!! Fiz Pós graduação em Psicopedagogia, carga horária de 360 horas.. preciso fazer estágio de 40 h?? Como seria essa comprovação?? seria uma declaração!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para filiação neste sindicato precisa sim do estágio. se ele não consta no seu certificado vc precisa enviar junto com os documentos uma declaração onde conste um serviço voluntario ou uma atuação profissional dentro da psicopedagoia de pelo menos 40 horas

      Excluir
  17. Sou psicopedagoga educacional queria me associar

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. tenho 620 HORAS de pós graduação, porém não tem estagio na grade curricular , então gostaria de saber se eu ainda preciso fazer estagio ou somente com as 620 horas de estagio eu consigo me filiar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, precisa fazer qualquer atividade psicopedagógica que possa ser usada como estágio.

      Excluir
  20. bom dia de que forma vocês querem o certificado inciado com a palavra psicopedagogia

    ResponderExcluir
  21. O problema dessas nomenclaturas são as próprias instituições de ensino, que colocam esses nomes.

    ResponderExcluir
  22. Oi Jossandra,aprecio ses profissionalismo e como gosto de seus vídeos.Eu quero me filiar,porém,minha graduação é em história e me graduei em psicopedagogia posso me filiar e exercer a função?Tenho cursos complementares na área e atuei 2 anos em uma escola.Grata

    ResponderExcluir