ORIENTAÇÕES AOS PROFISSIONAIS DE PSICOPEDAGOGIA - CORONA VÍRUS

17 Mar

Recomendações sobre as atividades profissionais em período de Pandemia Mundial devido ao risco de transmissão do Corona Vírus

Por: Diretoria de Comunicação
Em: 17/03/2020

Diante da atual situação em que se encontra o Brasil referente a Pandemia Mundial causada pelo CoronaVírus, o sindicato dos psicopedagogos vem através deste informativo orientar os profissionais para os seguintes cuidados:

Todos as recomendações devem entrar em vigor a partir de hoje dia 17/03/2020.

1.PROFISSIONAIS QUE REALIZAM ATENDIMENTOS EM CONSULTÓRIOS FECHADOS ( Clínicas, Espaços Multidisciplnares dentre outros) COM CRIANÇAS DE 0 A 11 ANOS COM OU SEM DEFICIÊNCIA

- Indicamos a suspensão de pelo menos duas semanas dos atendimentos realizados em clínicas e demais espaços de circulação constante;

- Remarcação das consultas;

2. PROFISSIONAIS QUE ATENDEM DE FORMA INDIVIDUAL E COLETIVA NAS ESCOLAS

Suspensão dos atendimentos temporariamente pelos menos por 15 dias.

3.  PROFISSIONAIS QUE ATENDEM ADOLESCENTES, JOVENS E ADULTOS

- Substituição dos atendimentos presenciais por atendimento on line através de chamada de vídeo;

4. PROFISSIONAIS QUE ATENDEM HOME CARE

- Atendimentos devem ser realizados somente se o profissional, cliente e familiares não tiverem sinais de estarem infectados com o coronavírus e nem apresentando outra e quaisquer sintomas de gripes ou doenças.

- Caso o atendimento seja mantido, o profissional não deve se deslocar de transporte público, utilizar medidas de proteção e assepsia com álcool 70%.

- Realizar o menor número de atendimentos por dia.

- Não retirar o aprendente de seu domicílio.

5. PROFISSIONAIS QUE ATENDEM EM AMBULATÓRIOS

- Remarcar aprendentes por mais ou menos 15 dias.

6. PROFISSIONAIS QUE ATENDEM EM ONGS, APAE, AMA, E DEMAIS INSTITUIÇÕES ASSISTENCIAIS.

- Suspender atividades individuais e coletivas pelo  menos de 15 a 30 dias.

7.PROFISSIONAIS QUE ATENDEM EM OUTROS AMBIENTES AQUI NÃO CITADOS

- Remarcar atendimento pelo menos por duas semanas;

-Suspender todo e quaisquer atendimentos em grupos.

Todos somos responsáveis pela contenção da Pandemia no Brasil, apesar de todos os inconvenientes e prejuízos a saúde do nosso cliente e do profissional psicopedagogo é mais importante.

Caso você não consiga imediatamente suspender seus aprendentes indicamos que as medidas de higiene e alimentação adequada seja redobrada, a utilização de máscaras durante o atendimento, álcool gel 70% deve ser obrigatório.

Também lembramos que tais medidas poderão ser estendidas por mais dias e poderão ainda ser mais rigorosas chegando a completa suspensão de todas os tipos de atividades profissionais se o país entrar num estado de quarentena absoluta.

Aproveitamos o ensejo para comunicar que as inscrições no congresso de psicopedagogia continuarão normalmente. Pois o evento só será realizado no final de Julho e acreditamos que até lá já teremos normalização e contensão de tal situação pandêmica. Inscrições no site http://www.congressodepsicopedagogia.com.br/

Atenciosamente,

Diretoria Nacional do Sindpsicoppbr.

Pr. Jossandra Barbosa.