A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM PSICOPEDAGOGIA DEVE SER?

ATENÇÃO FILIADOS-NOVA CARTEIRA

ATENÇÃO FILIADOS-NOVA CARTEIRA
RECEBA JÁ A SUA

CONHEÇA

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

As novas tendências da Atual Psicopedagogia



Durante muito tempo quando falávamos sobre psicopedagogia as pessoas perguntavam: PSICO O QUE ? 
O desconhecimento da sociedade sobre o trabalho deste profissional era assustador frente a sua atuação de mais de 40 anos no Brasil.
Perguntas como: é um pedagogo psicólogo? ou psicólogo pedagogo? Eram comuns.
Sem falar que a palavra psicopedagogia estava intimamente ligada a escolas, educação e fracasso escolar.
Hoje, 12 de novembro de 2018 o cenário mudou. 
Quando falamos em psicopedagogia , nos referimos ao Terapeuta da Aprendizagem. Um profissional que atua tanto na educação como na saúde.

Os ambientes de trabalho deste profissional deixaram de ser apenas em consultórios fechados e escolas para abranger empresas, núcleos de assistenciais, ong, hospitais, penitenciárias, e diversos outros lugares que antes não fora explorado pela psicopedagogia e hoje é aceita como indispensável.

São profissionais concursados em diversas cidades, contratados de carteira assinada, microempreendedores individuais que montaram seus consultórios de atendimentos e empresários que construiram clínicas, institutos e empresas de formação e capacitação.

São tantos profissionais , que hoje é fácil de encontrar o trabalho deste profissional seja numa capital ou numa pequena cidade brasileira.
As redes sociais uniram estes profissionais numa grande corrente de divulgação ,estudo e apoio àqueles que tinham medo de atuar.


Trabalhos como da psicopedagoga Jossandra Barbosa como grupo Psicopedagogiando(criado em 2013), psicopedagoga Débora com o grupo União dos Psicopedagogos(2016) , a jovem psicopedagoga que foi tragicamente assassinada em 2017,  saudosa psicopedagoga Giane Fiorenzando criadora do grupo Espaço Aprendente (criado em 2012), a Psicopedagoga Márcia Gianne criadora do grupo Turma da Psicopedagogia(criado em 2013) e muitas outras que mantém e administram grupos de estudos foram de grande contribuição para que muitos profissionais formados encontrassem o apoio necessário e voltassem a atuar , ou se arriscassem pela primeira vez, como também aos jovens formados que sem experiência puderam aprender com os mais experientes. 

O trabalhos da Associação Brasileira de Psicopedagogia e  há três anos o Sindicato de Psicopedagogia , cada um de sua forma , são entidade que contribuíram para o crescimento, valorização e respeito do trabalho do psicopedagogo no Brasil.

Há muito a ser feito. Muitas lutas a serem travadas. Nosso sonho de sermos profissão regulamentada, de sermos aceitos como terapeutas em todos os planos de saúde, que possamos ser inclusos no sistema único de saúde , que nosso atendimento seja valorizado pelos profissionais multidisciplinares e pela escola não são mais expectativas longínquas e inatingíveis pelo contrario são conquistas que estão ao nosso alcance.

Nosso poder de união é revelado a cada ano, os cursos de psicopedagogia só crescem, os profissionais atuando satisfeitos com sua profissão é grande , desta forma no dia como hoje, onde comemoramos mais um dia DO PSICOPEDAGOGO temos muito a comemorar.

PARABÉNS A NÓS PSICOPEDAGOGOS BRASILEIROS.
FORTE ABRAÇO
DIRETORIA NACIONAL DO SINDPSICOPp-BR.
2018/2021

0 comentários:

Postar um comentário