CONHEÇA

domingo, 10 de julho de 2016

Que certificados de psicopedagogia são aceitos?

SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS DO BRASIL
CNPJ: 24.158.942/000160
RUA 13 DE MAIO, 883, CENTRO – NORTE
TERESINA/PI
64000-150
sindpsicoppbr@gmail.com

CIRCULAR 01/2016

Teresina (PI) 07 de Julho de 2016.

ASSUNTO: Da validade dos certificados dos cursos de psicopedagogia para cadastro no CADSINPp.ORG.BR

A Diretora do Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil (Sindpsicopp-br), inscrito no CNPJ sob o n.º 24.158.942/0001-60, entidade sindical classista e democrática, sem fins lucrativos, constituída para fins de estudo, coordenação, defesa e representação legal dos Psicopedagogos do Brasil, com sede em Teresina/PI, com sede na Rua 13 de Maio, n.º 883, sala 07, Centro/Norte, cuja atuação abrange todo território Nacional, dentro da mais estrita legalidade, pautando-se sempre na Constituição Federal, vem por meio deste comunicar aos profissionais, estudantes e entidades educacionais que oferecem a a formação em Psicopedagogia quais certificados são aceitos por esta entidade a fim de CADASTRO NACIONAL DOS PSICOPEDAGOGOS SINDICALIZADOS ( CADSINPp. ORG.BR ) :


CURSO REALIZADOS DE FORMA PRESENCIAIS OU EAD:

1. Certificado de Graduação em Psicopedagogia.
2. Certificado de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com no mínimo 360 horas mais horas de Estágios. 
2. Certificado de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clinica  com no mínimo 360 horas mais horas de Estágios. 
3. Certificado de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional com no mínimo 360 horas mais horas de Estágios. 
4. Certificado de Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clinica e Institucional com no mínimo 600 horas incluído horas de Estágios. 

OBESERVAÇÃO:

Certificados até 360 horas só serão aceitos até a data de aprovação da lei 3512/10 (Regulamenta a Psicopedagogia como profissão) depois de regulamentada o sindicato só aceitará certificado com 600 horas como rege a referida lei. 

NÃO SÃO ACEITOS:

1. Certificados de Formação em Psicopedagogia com menos de 360 horas.
2. Certificado de Neuropsicopedagogia sem formação anterior em Psicopedagogia.
3. Certificado de Psicopedagogia Hospitalar sem que o profissional tenha outro certificado de Psicopedagogia clinica ou Institucional (O sindicato entende que o Hospital é mais um ambiente de trabalho do psicopedagogo e que este deve ter formação a nível clinico e de todas as instituições, desta forma o sindicato não classifica os psicopedagogos por ambiente de trabalho e sim em uma única categoria PSICOPEDAGOGO) .



OBSERVAÇÕES
 SOBRE O ESTÁGIO: 

1. Certificados sem Estágios devem acompanhar declaração ou certificado de no mínimo 40 horas de estágio psicopedagógico acompanhado em qualquer ambiente de trabalho de qualquer data de realização.
Ou
2. Certificado sem Estágio também serão aceitos acompanhados de declaração de que o profissional já exerce a função em algum local de trabalho (ou mesmo em seu negocio próprio).
3. São aceitos declarações de práticas Psicopedagógicas como oficinas, palestras, trabalho voluntários em ongs, igrejas, hospitais, e etc. com no mínimo 40hs.

OUTRAS OBSERVAÇÕES :

Certificado com nomenclatura aonde a psicopedagogia vem acompanhada com outras áreas do saber como Educação Inclusiva, Psicomotricidade, Educação Infantil e outros termos devem conter mais de 600 horas para que a carga horária de Psicopedagogia seja separada e tenha o mínimo exigido pela lei dentro das disciplinas de diagnóstico e intervenção Psicopedagógica E QUE PSICOPEDAGOGIA SEJA A PRIMEIRA NOMECLATURA.
Exija da sua faculdade um certificado de Psicopedagogia separado de outras denominações sempre que possível.


Considerações Finais.


O sindicato dos psicopedagogos do Brasil preza pela qualidade dos profissionais cadastrados no CADSINPp.ORG.BR visando a preservação do direito da sociedade de confiar no profissional que vai assisti-lo.
O sindicato ao cadastrar tal profissional e enviar sua carteira profissional registrada de psicopedagogo sindicalizado está dizendo a sociedade que o sindicato aprova a formação deste profissional.
Desta forma o sindicato terá como prioridade a qualificação profissional. Incentivando os psicopedagogos que não realizaram estágios a praticarem a Psicopedagogia seja de forma voluntária ou remunerada.
Esta entidade representa os interesses da categoria e da sociedade que vai usar os serviços destes profissionais também estamos preocupados com a formação do psicopedagogo que ainda é feita no Brasil de forma fracionada.
Acreditamos que uma formação de qualidade resultará em profissionais mais preparados para o mercado de trabalho que por sua vez tende a crescer e a exigir mão de obra qualificada.











JOSSANDRA C BARBOSA
PRESIDENTE
SINDPSICOPP-BR

34 comentários:

  1. Bom dia! Para mim não ficou clara a questão dos estágios. Eu tenho um curso de 460 horas, lato sensu, porém não fiz horas de estágio. Como esse aspecto seria resolvido?
    seu site é muito bom! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa sugestão é que você faça um estágio voluntário em algum lugar, igrejas, ongs, escolas, a domicilio ou seja para que você tenha alguma prática.

      Excluir
  2. Tenho um certificado de pós-graduação em psicopedagogia Lato Sensu de 460 horas e já atuo em Clínica. Pelo que entendi, devo emitir a declaração em anexo. No entanto a emissão do certificado é de 19 de fevereiro de 2015.Como fica a situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problemas, o que queremos é exatamente saber se o profissional está atuando ou se tem prática ou só teoria.

      Excluir
  3. Tenho Certificado de 520 horas em Psicopedagogia Clinica e Institucional Lato Sensu desde Dezembro de 2003 e já trabalho na Clinica há 04 anos. Entendi que estou qualificada para conseguir o CRPp. Preciso desta confirmação. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A carteira sindical é um importante instrumento no nosso processo de luta por nossos direitos.

      Excluir
  4. Me formei agora na Facon daqui da cidade de Limeirac o curso de 640 hs mas não fiz estágio posso me filiar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedimos que voc~e faz um estágio voluntário em alguma greja, ongs, escolas, clinicas, grupos , naicas, casa de repouso, orfanato, empresas as opções são muitas só para provar que você está fazendo a prática psicopedagógica. É isto que o sindicato quer incentivar a prática.

      Excluir
  5. Me formei agora na Facon daqui da cidade de Limeirac o curso de 640 hs mas não fiz estágio posso me filiar??

    ResponderExcluir
  6. Sou professora da SEDF, atuo na EEAA -Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem, como pedagoga, com pós em psicopedagogia. Gostaria de saber se em Brasília - DF há uma diretoria e como posso me sindicalizar. Obrigada! Soraneide Dantas Carreiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e Brasilia ainda não temos diretoria mas vc pode se filiar pq o sindicato é nacional.

      Excluir
  7. A legislação a ser aprovada e que possivelmente passará a regulamentar a nossa profissão de Psicopedagogo não menciona nada em termos de estágios obrigatórios. Determina apenas uma porcentagem obrigatória das horas do curso (de Pós) voltadas à formação específica - 80%. Aliás, rejeitar o certificado de um Psicopedagogo fornecido por instituição de Ensino Superior credenciada pelo MEC é algo, digamos, que causa estranheza. Isto porque a profissão ainda não está regulamentada. Ou seja, nenhum órgão competente foi criado e, evidentemente, decidiu, por exemplo, se há de ter estágio e, se tiver que ter, qual a duração do mesmo.
    Enfim, apenas acrescento que sou psicopedagogo formado em curso de graduação e concursado. Logo, não estou dissertando em meu próprio favor. Reitero que considero muito importante o estágio.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sindicato tem estatuto independente e tem diretrizes próprias em nenhum momento ele diz que o psicopedagogo não puderá atuar mas ele tem autonomia para criar suas regras de participação. Mesmo no projeto de lei não sendo obrigatório o estágio o sindicato traz a importância para a vida profissional e para as faculdades em fomentar a prática do estágio. Desta forma é aceito pelo sindicato todos os tipos de estágios e prática na psicopedagogia como trabalhos voluntários por exemplo. Idenpendente de conter do certificado ou tempo que o psicopedagogo terminou seu curso ele pode realizar o estágio a todo e qualquer momento. O trabalho do sindicato é garantir a sociedade brasileira que estará sendo inserido no mercado de trabalho psicopedagogos preparados para a atuação profissional.

      Excluir
  8. Olá! Atualmente sou professora de Fund I em escola municipal há 4 anos. Fiz pedagogia e pós em psicopedagogia com 460 h. Não fiz estágio, mas atuo com crianças com dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Mesmo assim é necessário o estágio? Também se for necessário, preciso saber o tempo de duração. Obrigada! Aparecida Cristina C. SANTOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende Aparecida, sua prática profissional é como professora, pedagoga ou psicopedagogo? Pq se não for como psicopedagogo solicitamos que vc faça um estágio voluntário até mesmo na instituição que vc já trabalha. Nosso objetivo é que os psicopedagogos atuem na profissão mesmo que voluntários e ganhem prática profissional. Daí são aceitos declarações de realizações de oficinas psicopedagogicas, práticas em hospitais, ong, igrejas e etc. De no minimo 40 hs.

      Excluir
  9. Estou interessado em cursar Psicopedagogia, então o curso que devo fazer e que será aceito pelo sindicato é o de 600 horas, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a orientação do sindicato a todos que desejam seguir a psicopedagogia. Escolha cursos completos e com estágios.

      Excluir
  10. Estou interessado em cursar Psicopedagogia, então o curso que devo fazer e que será aceito pelo sindicato é o de 600 horas, é isso?

    ResponderExcluir
  11. Olá! Conversei com a direção da escola e a mesma me pediu papel impresso de estágio para assinar. No entanto, já me formei e como obter este documento?

    ResponderExcluir
  12. Fiz o curso de psicopedagogia com 460 h, mas não fiz estágio.Por isso, o questionamento acima. Obrigada, Aparecida Cristina

    ResponderExcluir
  13. Olá! Fiz o curso de Psicopedagogia e realizei o estagio. O que não tenho é declaração certificando o estágio.Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Removi o comentário, visto que constatei que outros colegas já haviam postado a mesma dúvida, com isso, estou acompanhando as prováveis respostas.

      Excluir
  15. Boa noite!
    Gostaria de saber se a carteirinha do sindicato substitui a do ABPp ou devo ter as duas?
    Grata!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, fiz curso de Pos Graduação em Psicopedagogia Latu Sensu "livre", ou seja, sem regulamentação do MEC. Estou terminando meu estágio. Vocês aceitam meu diploma? A instituição é: INSTITUTO GAMALIEL. Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, sou psicopedagoga e faço atendimentos voluntários, na minha pós-graduação não exigiram estágio, como fazer a declaração de práticas psicopedagógicas? Tenho experiência como professora de ensino fundamental I e educação infantil, posso usar como horas de estágio?

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!
    Me chamo Aparecida e gostaria de esclarecer uma dúvida:já me formei e não fiz estágio. No momento estou trabalhando com crianças e adolescentes como orientadora social. É possível conseguir o estágio ainda? Outra coisa: só fiz a psicopedagogia institucional, com a regulamentação dessa lei que pede 600 horas, omo fica minha situação? Meu diploma vai ser invalidado? Tenho certeza que existe muitas pessoas na mesma situação que eu e essa lei deve ser melhor elaborada para que ninguém fique prejudicado, porque foi um investimento que fizemos para crescer como profissionais e isso deve ser levado em consideração.

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite!Pretendo fazer uma pós que tem a nomenclatura psicopedagogia clinica,institucional e hospitalar com uma carga horaria total de 720h.Com essa especialização consigo fazer metrado? No meu certificado o correto seria somente o nome Psicopedagogia? Tenho que fazer estágio nas tres areas?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde . Meu curso é de 960 horas. E faço serviço voluntário em uma igreja. Como deve ser o modelo comprobatório a ser enviado a vocês e a lista de outros documentos ( devem ser autenticados ?) para a carteira sindical. Agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Olá. Boa Noite! Vou iniciar um curso de Psicodagogia com carga horária de 440hrs. Essa carga horária é aceita pelo sindicato .

    ResponderExcluir
  22. Boa noite
    Um profissional que atua com 40 h no município deve cumprir quantos turnos?
    Qual a carga horária certa de atuação psicopedagogica?

    ResponderExcluir
  23. Qual a vantagem de ser sindicalizada?

    Preciso de mais informações
    csmatos@hotmail.com

    ResponderExcluir