quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Qual a diferença entre Associação e Sindicato?

As associações são modelos de organização de grupos bem antigas, encontramos várias seitas, organizações políticas, trabalhos voluntários, ou científicos e culturais sob forma de associações no mundo.

São grupos de pessoas que fundam uma ONG filantrópicas (organização não governamental) para uma finalidade social, cultural ou científica ou para um determinado objetivo cm as associações de moradores, a associações de Paes de pessoas com deficiência -APae, Ama e outras.

As associações não possuem filiais. São instituições que devem ser mantidas por doações ou colaborações simbólicas de seus membros.

Seu caráter jurídico compete a representa r somente seus associados e seu trabalho deve ser supervisionados pelo ministério público ou pelos seus conselhos fiscais.

Cada associação cria suas próprias regras que só devem ser obedecidas por seus membros e sempre .
A constituição de 1988 brasileira trouxe a liberdade de criação destas entidades mas também deixa clara que nenhum brasileiro é obrigado a pertencer a nenhum tipo de organização ou associação.

O que são os sindicatos? Surgidos na Europa no século XIX a partir do movimento operário advindo do surgimento do capitalismo e da indústria. Os sindicatos nasceram da necessidade de proteção ao trabalhador urbano que depois foi se estendendo também para o trabalhador rural.

No século XX foram explosões de criação de sindicatos e AA conquistas sociais a partir do da década de 30 não pararam até os nossos dias.

Todos os direitos como licença maternidade, horas extras, licença maternidade, repouso semanal remunerado, FGTS, e muitos outros direitos sociais foram conquistados pela luta sindical.

Um sindicato é uma instituição jurídica classista, ou seja , ela representa uma categoria ou profissão. Pode ainda representar uma atividade econômica não profissionalizada. Temos dois tipos de sindicatos o patronal e o de trabalhadores. Ou seja , temos sindicatos para defender os patrões e suas empresas e também temos os sindicatos que defendem os trabalhadores.

A constituição de 88 também deixou livre a criação dos sindicatos também deixando livre a filiação a eles.
Seus objetivos estão focado na melhoria das condições de trabalho, saúde e lazer do trabalhador. Tudo que envolve a vida do trabalhador o sindicato pode e deve atuar sempre na perspectiva de melhoria de qualidade de vida laboral, mental e física de toda uma categoria.

Um sindicato representa toda uma categoria e não apenas seus filiados. Por exemplo. Sindicato de professores representam todos os professores e não somente os que estão filiados.

Todos os assuntos como salários, horas de trabalho, condições de trabalho, fiscalização de salubridade, locais , e acordo entre empregador e empregado envolve a ação do sindicato.

O sindicato também representa legalmente sua categoria. Por exempla manipulação de um  edital de um concurso, em ações políticas cm projetos políticos na câmera ou senado.

O sindicato também é uma referência sobre as empresas, faculdades e outros empregadores. Onde eles podem ter acesso de como funciona a profissão ou atuação profissional.

O sindicato também  pode agir em casos de profissional que trabalham de forma desonesta e desleal dentro da profissão.
O sindicato também pode estabelecer convênios com qualquer empresa pública ou privada que venha favorecer melhoria de qualidade para seus filiados como (planos de saúde, clínicas, escolas, clubes, outros sindicatos e etc)

O sindicato também  pode organizar eventos, formações, capacitações e tudo q beneficie  filiados e toda a a categoria.

O sindicato também  pode manter projetos sociais, voluntariado, pesquisas científicas, estágios e etc.

O sindicato também pode oferecer casas de repouso, de trânsito ou de apoio social a seus filiados.

O sindicato também  é responsável pela divulgação da profissão e categoria. Canais de TV, autodoor, mídias alternativas e etc.

Ou seja qualquer profissional não pode estar sozinho sem ser representando. Porque sozinhos não somos valorizados mas juntos sim, somos mais fortes.

Filiações ao sindicato nacional de psicopedagogia por email.

Sindpsicopp-BR

CONPSICOPP-BR 2016 em Junho.
Gestão 2015-2018
Na luta por nossos direitos.

1. Parabenizando a toda a equipe pela garra, determinação e trabalho. Como faço para me filiar? Aguardo respostas.

2. Faço minha as palavras da Celia e ainda acrescento como dúvida se teremos um código de ocupação ou continuamos com o mesmo por enquanto?

3. Faço minha as palavras da Celia e ainda acrescento como dúvida se teremos um código de ocupação ou continuamos com o mesmo por enquanto?